Offir e Lev desenvolveram um modelo que visa analisar e compreender a participação tanto dos alunos e posteriormente o dos professores no discurso à distância:
· Participativo;
· Social;
· Interactivo;
· Cognitivo;
· Metacognitivo
Social: em que a intervenção do professor cria um ambiente positivo que motiva e apoia a aprendizagem
Processual: a intervenção dos professores que contem informação acerca de aspectos administrativos e técnicos
Expositiva: cujas intervenções apresentam um conteúdo com conhecimentos
Explicativa: em que o professor utiliza uma questão ou comentário iniciado pelo aluno para explicar conteúdos
Tarefa cognitiva: o professor apresenta uma questão ou tarefa que exige a participação activa dos alunos, de forma a processarem a informação obtida.
Interacção na assistência à aprendizagem: em que o professor tenta ganhar e manter a atenção dos alunos, assim como repetir e organizar o conteúdo de forma a facilitar a sua memorização.
Encontraram também uma correlação que confirma que ao longo dos tempos a interacção social do professore e as interacções da assistência na aprendizagem, melhoram os resultados dos alunos, promovendo a compreensão das matérias.
Num ambiente de aprendizagem à distância, em que a importância do papel do professor em apoiar os aspectos afectivos e sociais, tende a desaparecer. È neste sentido que Goodyear desenvolve num workshop, a identificação e descrição das principais competências do professor on-line
Facilitador do processo – que facilite um conjunto de tarefas à distancia que apoie a aprendizagem do aluno;
Conselheiro – em que trabalhe com os alunos oferecendo conselhos ou incentivando-os a darem o seu melhor;
Assessor – Preocupado com o tipo de aulas, o feedback e a validação do trabalho dos alunos;
Investigador – Preocupa-se com a produção de novos conhecimentos relevantes para as áreas que vão ser leccionadas
Facilitador de conteúdos – preocupa-se em facilitar o entendimento dos alunos acerca dos conteúdos do curso;
Tecnológico – Preocupa-se com a escolha e com o tipo de tecnologia, que melhore o ambiente para os alunos;
Designer – preocupa-se em desenhar as tarefas à distância, como tarefa anterior ao curso.
Tipos de apoio à distancia providenciado pelos professores
(Tipologia desenvolvida por Bonk e colaboradores)
1. Conhecimento social e cognitivo;
2. Questionamento:
3. Instrução directa;
4. Exemplos;
5. Feedback;
6. Estruturação das tarefas cognitivas;
7. Elaboração/explicações cognitivas;
8. “Empurrar” para explorar:
9. Fomentar a reflexão;
10. Encorajar o diálogo;
11. Aconselhamento geral;
12. Gestão (sempre em particular)
Salmon focando-se em ajudar os alunos e dar sentido às coisas e não à transmissão do conhecimento, oferece um modelo com cinco etapas para o ensino e aprendizagem à distância;
- Acesso e motivação;
- Socialização on-line;
- Troca de informação;
- Construção de conhecimentos;
- Desenvolvimento
· Participativo;
· Social;
· Interactivo;
· Cognitivo;
· Metacognitivo
Social: em que a intervenção do professor cria um ambiente positivo que motiva e apoia a aprendizagem
Processual: a intervenção dos professores que contem informação acerca de aspectos administrativos e técnicos
Expositiva: cujas intervenções apresentam um conteúdo com conhecimentos
Explicativa: em que o professor utiliza uma questão ou comentário iniciado pelo aluno para explicar conteúdos
Tarefa cognitiva: o professor apresenta uma questão ou tarefa que exige a participação activa dos alunos, de forma a processarem a informação obtida.
Interacção na assistência à aprendizagem: em que o professor tenta ganhar e manter a atenção dos alunos, assim como repetir e organizar o conteúdo de forma a facilitar a sua memorização.
Encontraram também uma correlação que confirma que ao longo dos tempos a interacção social do professore e as interacções da assistência na aprendizagem, melhoram os resultados dos alunos, promovendo a compreensão das matérias.
Num ambiente de aprendizagem à distância, em que a importância do papel do professor em apoiar os aspectos afectivos e sociais, tende a desaparecer. È neste sentido que Goodyear desenvolve num workshop, a identificação e descrição das principais competências do professor on-line
Facilitador do processo – que facilite um conjunto de tarefas à distancia que apoie a aprendizagem do aluno;
Conselheiro – em que trabalhe com os alunos oferecendo conselhos ou incentivando-os a darem o seu melhor;
Assessor – Preocupado com o tipo de aulas, o feedback e a validação do trabalho dos alunos;
Investigador – Preocupa-se com a produção de novos conhecimentos relevantes para as áreas que vão ser leccionadas
Facilitador de conteúdos – preocupa-se em facilitar o entendimento dos alunos acerca dos conteúdos do curso;
Tecnológico – Preocupa-se com a escolha e com o tipo de tecnologia, que melhore o ambiente para os alunos;
Designer – preocupa-se em desenhar as tarefas à distância, como tarefa anterior ao curso.
Tipos de apoio à distancia providenciado pelos professores
(Tipologia desenvolvida por Bonk e colaboradores)
1. Conhecimento social e cognitivo;
2. Questionamento:
3. Instrução directa;
4. Exemplos;
5. Feedback;
6. Estruturação das tarefas cognitivas;
7. Elaboração/explicações cognitivas;
8. “Empurrar” para explorar:
9. Fomentar a reflexão;
10. Encorajar o diálogo;
11. Aconselhamento geral;
12. Gestão (sempre em particular)
Salmon focando-se em ajudar os alunos e dar sentido às coisas e não à transmissão do conhecimento, oferece um modelo com cinco etapas para o ensino e aprendizagem à distância;
- Acesso e motivação;
- Socialização on-line;
- Troca de informação;
- Construção de conhecimentos;
- Desenvolvimento
Sem comentários:
Enviar um comentário